A Inteligência pode ser Modificada? |
No mundo globalizado, estamos sempre interessados em fazer “upgrades”. Fazemos upgrade em jogos eletrônicos, sistemas de informática, computadores, etc. Seria possível fazer um upgrade em nossa inteligência?
Para responder a esta pergunta,
vamos nos remeter a um renomado professor de psicologia e pesquisador no campo do desenvolvimento infantil, chamado Reuven Feuerstein. Através do
trabalho com crianças e adolescentes vítimas do holocausto e que se encontravam bloqueadas
para o ato de aprender, este pensador desenvolveu uma metodologia inovadora de aprendizagem. Todo o trabalho de Feuerstein fundamentou-se na crença de que QUALQUER indivíduo pode melhorar
o seu desempenho cognitivo e expandir o seu potencial de inteligência,
independente de idade, nível de inteligência, herança genética ou condição
social. Como?
A neurociência cognitiva mostra que necessitamos fazer uso de operações mentais complexas para aprender. Estas
operações mentais dependem de certos
pré-requisitos básicos para seu funcionamento chamados funções cognitivas. Feuerstein
acreditava que o baixo rendimento intelectual é produto do uso ineficaz das
funções cognitivas. Assim, se por motivos diversos, estas funções não forem construídas
com eficiência ao longo de nosso desenvolvimento, nossas operações mentais serão limitadas e todo o processo de
aprendizagem ficará comprometido. Exemplos de funções cognitivas seriam: noção
de conservação e constância, percepção clara e precisa dos objetos e fenômenos, controle da atenção, controle inibitório de comportamentos, flexibilidade cognitiva, capacidade de expressão verbal clara e precisa e capacidade
de distinguir o essencial do supérfluo. Para o desenvolvimento e potencialização das funções cognitivas, Feuerstein criou o PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental).
Quais são os
Objetivos do PEI?
- O objetivo central é ensinar a pensar e desenvolver a consciência de como se aprende.
- Contribuir para a ampliação da motivação para o ato de aprender e da capacidade de êxito.
- Desenvolver as funções cognitivas necessárias à aprendizagem;
- Estimular a flexibilidade cognitiva;
- Desenvolver o controle inibitório de comportamentos (controle da impulsividade).
- Promover a ampliação do vocabulário e da capacidade de expressão
verbal clara e precisa.
- Promover a utilização de planejamento estratégico para a
resolução de problemas.
- Estimular a meta-aprendizagem, ou seja, a consciência de
como se aprende. Desta forma, o aprendiz poderá entender melhor os motivos de
seu sucesso ou fracasso na aprendizagem.
- Contribuir para a construção de um autoconceito positivo,
levando o aprendiz a perceber-se como sujeito ativo e autônomo no processo de
aprendizagem.
- Desenvolver a capacidade de acessar o conhecimento com
eficiência, aprender a relacioná-lo e a utilizar novas informações de forma
eficaz.
Como o PEI funciona?
Para atingir estes objetivos, o
PEI utiliza 14 instrumentos que devem ser aplicados por um mediador formado por
um centro autorizado pelo ICELP (International Center for the Enhacement of
Learning). Cada instrumento é composto de aproximadamente 22 páginas que
incluem tarefas a serem realizadas com lápis e borracha, sob a intervenção do
mediador. As atividades propostas seguem uma ordem sequencial e progressiva de
complexidade, o que favorece a construção sistemática e estrutural das funções
cognitivas e das operações mentais necessárias à aprendizagem. Os instrumentos não
tem como finalidade o ensino de conteúdos escolares.
Quem pode beneficiar-se do PEI?
Qualquer pessoa, a partir de 8 anos de idade, desde alunos com problemas de aprendizagem, desmotivação para os estudos, baixo rendimento escolar, até qualquer criança, adolescente ou adulto que esteja
interessado em expandir seu potencial de inteligência.
Qual é a frequência das sessões?
As sessões podem ocorrer uma ou
duas vezes por semana, com duração de uma hora cada, por um período recomendado
de dois a três anos (depende de cada caso).
Há 45 anos, O PEI vem provando sua eficácia em diversos países,
como Israel, EUA, Canadá, Austrália, França, etc., tendo sido traduzido para 12
línguas diferentes. Ninguém questiona o fato de que é necessário fazer upgrade em nossos utensílios eletrônicos. Investir na potencialização de nossa capacidade cognitiva é ainda muito mais!
Criar ou recriar interesse pelos estudos, isso não tem preço, e é para toda a vida!
ResponderExcluirExatamente!
ExcluirCris, muito bom seu texto! Sucesso!
ResponderExcluirMuito obrigada, Danielle! Grande abraço!
ResponderExcluirMuito obrigada, Danielle! Grande abraço!
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