domingo, 4 de outubro de 2015

                            
       A Inteligência pode ser Modificada?

                       No mundo globalizado, estamos sempre interessados em fazer “upgrades”. Fazemos upgrade em jogos eletrônicos, sistemas de informática, computadores, etc. Seria possível fazer um upgrade em nossa inteligência
                Para responder a esta pergunta, vamos nos remeter a um renomado professor de psicologia e pesquisador no campo do desenvolvimento infantil, chamado Reuven Feuerstein. Através do trabalho com crianças e adolescentes vítimas do holocausto e que se encontravam bloqueadas para o ato de aprender, este pensador desenvolveu  uma metodologia inovadora de aprendizagem. Todo o trabalho de Feuerstein fundamentou-se na crença de que QUALQUER indivíduo pode melhorar o seu desempenho cognitivo e expandir o seu potencial de inteligência, independente de idade, nível de inteligência, herança genética ou condição social. Como?
             A neurociência cognitiva mostra que necessitamos fazer uso de operações mentais complexas para aprender. Estas operações mentais dependem de certos pré-requisitos básicos para seu funcionamento chamados funções cognitivas. Feuerstein acreditava que o baixo rendimento intelectual é produto do uso ineficaz das funções cognitivas. Assim, se por motivos diversos, estas funções não forem construídas com eficiência ao longo de nosso desenvolvimento, nossas operações mentais serão limitadas e todo o processo de aprendizagem ficará comprometido. Exemplos de funções cognitivas seriam: noção de conservação e constância, percepção clara e precisa dos objetos e fenômenos, controle da atenção, controle inibitório de comportamentos, flexibilidade cognitiva, capacidade de expressão verbal clara e precisa e capacidade de distinguir o essencial do supérfluo. Para o desenvolvimento e potencialização das funções cognitivas, Feuerstein criou o PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental).

Quais são os Objetivos do PEI?

- O objetivo central é ensinar a pensar e desenvolver a consciência de como se aprende.
- Contribuir para a ampliação da motivação para o ato de aprender e da capacidade de êxito.
- Desenvolver as funções cognitivas necessárias à aprendizagem;
- Estimular a flexibilidade cognitiva;
- Desenvolver o controle inibitório de comportamentos (controle da impulsividade).
- Promover a ampliação do vocabulário e da capacidade de expressão verbal clara e precisa.
- Promover a utilização de planejamento estratégico para a resolução de problemas.
- Estimular a meta-aprendizagem, ou seja, a consciência de como se aprende. Desta forma, o aprendiz poderá entender melhor os motivos de seu sucesso ou fracasso na aprendizagem.
- Contribuir para a construção de um autoconceito positivo, levando o aprendiz a perceber-se como sujeito ativo e autônomo no processo de aprendizagem. 
- Desenvolver a capacidade de acessar o conhecimento com eficiência, aprender a relacioná-lo e a utilizar novas informações de forma eficaz.

Como o PEI funciona?

                Para atingir estes objetivos, o PEI utiliza 14 instrumentos que devem ser aplicados por um mediador formado por um centro autorizado pelo ICELP (International Center for the Enhacement of Learning). Cada instrumento é composto de aproximadamente 22 páginas que incluem tarefas a serem realizadas com lápis e borracha, sob a intervenção do mediador. As atividades propostas seguem uma ordem sequencial e progressiva de complexidade, o que favorece a construção sistemática e estrutural das funções cognitivas e das operações mentais necessárias à aprendizagem. Os instrumentos não tem como finalidade o ensino de conteúdos escolares.

Quem pode beneficiar-se do PEI?

                Qualquer pessoa, a partir de 8 anos de idade, desde alunos com problemas de aprendizagem, desmotivação para os estudos, baixo rendimento escolar, até qualquer criança, adolescente ou adulto que esteja interessado em expandir seu potencial de inteligência.


Qual é a frequência das sessões?

                As sessões podem ocorrer uma ou duas vezes por semana, com duração de uma hora cada, por um período recomendado de dois a três anos (depende de cada caso).

               Há 45 anos, O PEI vem provando sua eficácia em diversos países, como Israel, EUA, Canadá, Austrália, França, etc., tendo sido traduzido para 12 línguas diferentes. Ninguém questiona o fato de que é necessário fazer upgrade em nossos utensílios eletrônicos. Investir na potencialização de nossa capacidade cognitiva é ainda muito mais! 

Cristiane Marx Flor, Psic., MSc





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